skip to Main Content
(47) 3046-3320 (47) 98848-0026    CRC: SC-009972/O-4
Siga-nos nas redes sociais Facebook Facebook Instagram
Marketing Farmacêutico – Aprenda Como Atrair Mais Clientes

Marketing farmacêutico – Aprenda como atrair mais clientes

Um bom marketing farmacêutico é capaz de garantir o sucesso do seu estabelecimento. Entenda como planejar o seu e entregue as soluções que os seus clientes esperam!

O marketing farmacêutico é usado para a promoção e gestão da sua farmácia ou drogaria no mercado.

Por meio dele são definidas as estratégias de atração de público, posicionamento de marca e aumento do valor gerado ao cliente final, com base em informações internas, relacionadas aos pontos fortes e fracos da empresa, e externas, relacionadas às ameaças e oportunidades do mercado.

Então, caso você queira saber como elaborar um bom plano de marketing para farmácias ou drogarias, confira a postagem que a GP Contabilidade preparou para o sucesso da sua empresa e garanta resultados grandiosos.

Antes de tudo, estude o mercado

Quando falamos de um plano de marketing farmacêutico é de extrema importância você estar por dentro das atualizações, necessidades e obrigações do mercado.

Por exemplo, a proibição da divulgação de remédios que exigem prescrição médica, prevista pela RDC 96, regulamentada pela ANVISA, é uma restrição a ser considerada pela sua farmácia ou drogaria.

Além das restrições e obrigações do mercado de marketing na área da saúde, também é de crucial importância para o sucesso da sua farmácia ou drogaria o entendimento das necessidades do seu público-alvo.

A grande vantagem do mercado farmacêutico é que, em algum momento das nossas vidas, nós precisamos consumir alguma medicação, e certas pessoas precisam de tais medicamentos com mais frequência do que outras.

Então, identifique o perfil de consumidor ideal e elabore as suas estratégias de promoção baseando-se nele.

Aplique o mix de marketing à sua estratégia

Identificadas as necessidades, oportunidades e ameaças do mercado farmacêutico, chega a hora de aplicar o conceito dos 4 Ps à sua estratégia de marketing.

Produto

O produto se refere ao que é comercializado em sua farmácia ou drogaria, podendo ser ele também um serviço.

Baseando-se no estudo de mercado, identifique os produtos com maior demanda e crie estratégias para que a sua distribuição seja proporcional a sua procura, levando em consideração os períodos de aumento de vendas.

Tenha uma visão panorâmica também para os produtos de “onda”, que são aqueles que vendem bem por algum tempo, porém depois do “boom” sua busca diminui drasticamente, compre-os com antecedência, venda-os, mas não os torne o seu carro-chefe!

Preço

Trabalhar o preço dos seus produtos é sempre um assunto delicado, ainda mais quando falamos do mercado da saúde, onde a tributação sobre medicamentos possui suas variações.

Você pode contar com a GP Contabilidade para te auxiliar com essas questões fiscais e tributárias, mas a grande dica aqui é acompanhar a concorrência e ficar na faixa de preço aceitável pelo consumidor.

Praça

Na praça temos a disposição dos produtos em seu estabelecimento, fator crucial na estratégia de vendas de uma farmácia ou drogaria.

Tal disposição deve oferecer ao consumidor uma experiência de compra que crie desejo.

Por exemplo, supondo que o meu carro-chefe sejam os remédios para dor de cabeça, eu posso disponibilizá-los ao fundo do estabelecimento, fazendo com que toda vez que alguém venha realizar essa compra tenha que, obrigatoriamente, passar pelos produtos de higiene pessoal, setor que, com base em minha pesquisa de mercado, percebi que não é uma das intenções de compra do consumidor, entretanto quando lembrado da compra de tais produto acaba por levar algum item.

Promoção

Por fim, chega a hora de anunciar aos seus consumidores, com base no que eles mais precisam, quais sãos as suas soluções.

Muitas farmácias focam no preço, mas você pode ir além, pegando como referência a mesma linha de comunicação.

O seu veículo de comunicação pode ir desde a panfletagem até comerciais na televisão local, como explicamos em nossa postagem “Como divulgar uma farmácia em 4 passos”.

como divulgar uma farmácia em 4 passos

Contudo é aconselhável entender onde o seu público-alvo está e a partir disso ter uma comunicação efetiva.

Então caso você queira ter um planejamento financeiro efetivo para a construção de um planejamento de marketing farmacêutico, entre em contato com a GP Contabilidade.

Conte com os serviços da GP Contabilidade

A GP é um escritório de contabilidade em Itajaí, Santa Catarina, especializado em prestar serviços contábeis para farmacêuticos.

Entre em contato com um de nossos consultores especialistas e garanta o sucesso das suas campanhas, pagando o mínimo de impostos, hoje mesmo.

Acesse nosso Facebook: @gpcontabilidade

#contabilidadeparafarmacias #GPcontabilidade #marketingfarmaceutico

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a GP Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Itajaí – SC

Especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @GP-Contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top