skip to Main Content
(47) 3046-3320 (47) 98848-0026    CRC: SC-009972/O-4
Siga-nos nas redes sociais Facebook Facebook Instagram
Quais Os Erros Mais Comuns Na Gestão De Uma Farmácia E Como Evitá-los

Quais os erros mais comuns na gestão de uma farmácia e como evitá-los

Se você é  um empresário do ramo farmacêutico e seu negócio começou a apresentar sintomas de má gestão, o remédio para esse mal está exatamente onde todos os outros remédios estão; dentro da própria farmácia. Mas, não nas prateleiras. #ficaadica

Quando falamos em gestão, muitas vezes nossa mente nos leva para lugares burocráticos, como: controle financeiro, controle de estoque, fluxo de caixa, entre outros assuntos. Como tudo que envolve a gestão de um negócio, isso tudo é muito importante. Mas, vamos deixar a burocracia um pouco de lado, para começar a falar dos Erros na Gestão de uma Farmácia.

Mau Atendimento

Como em qualquer outro negócio, o bom atendimento ao cliente é primordial para fidelizar o consumidor, fazer seu negócio crescer e criar uma boa imagem. Mas, é preciso considerar que o cliente de uma farmácia, ou algum familiar, esteja passando por um momento preocupante. A atenção a esse cliente deve ser redobrada. Um bom atendimento não se limita apenas em vender o medicamento correto; isso é condição “sine qua non” para a existência do negócio. Estamos falando em atendimento diferencial. 

Treinar a sua equipe para prestar um atendimento mais humanizado, inclusive através do teleatendimento, pode levar você ao aumento das vendas e referenciá-lo no segmento, colocando-o à frente da concorrência. Aqui vão algumas dicas para um bom atendimento:

  • O atendente deve ser atencioso;
  • Ágil;
  • Paciente;
  • Se expressar com clareza e com segurança para demonstrar conhecimento na área.

Em seu relacionamento com funcionários e colaboradores, tome atitudes que mantenha o seu time motivado. Isso irá refletir no atendimento e impactará positivamente os seus resultados.

Ambiente Desorganizado

Antes mesmo de ser atendido no balcão o primeiro contato do cliente com o seu negócio é visual. Manter a organização espacial é importantíssimo para causar uma boa impressão. Considerando que os órgãos regulamentadores permitem as drogarias comercializarem diversos produtos – perfumaria, beleza, entre outros -, uma boa organização e acessibilidade ao espaço e aos produtos, vai proporcionar uma boa experiência de compra aos seus clientes. 

Pense na disposição das seções e dos produtos de maneira a facilitar o autoatendimento – o autoatendimento é muito importante na otimização do tempo do cliente e para a sua autonomia, mas, tudo deve estar muito bem sinalizado. Prateleiras vazias e desorganizadas causam uma sensação de escassez de produtos. 

Quanto a higiene do local, nem precisamos falar, não é mesmo? 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Itajaí - SC | GP contabilidade

Falta de Diversificação de Serviços

Farmácias e drogarias vendem somente remédios! No passado era assim. Hoje, existe uma gama de serviços que podem ser oferecidos aos seus clientes, sem descaracterizar a sua atividade principal. As tradicionais balanças e a aferição de pressão aumentam o fluxo de clientes em potencial na sua farmácia. Mas, há serviços menos convencionais que também atraem um público variado: recarga de celular, vendas de artigos alimentícios, como doces e biscoitos, artigos fitness e fisioterápicos. Mas, atenção para a organização. O cliente não pode confundir a sua farmácia com um minimercado.

Controle de Estoque Deficiente

Deixar de atender ao seu público pela falta do produto será um ponto negativo na avaliação do cliente. Mas, há algo ainda mais grave. A maioria dos produtos comercializados pelas farmácias, possuem prazo de validade. Gerir o estoque, além de não deixar faltar, significa controlar a qualidade desses produtos. Imagine se um produto fora de validade for para a sua prateleira. Uma mancha enorme será atribuída a sua imagem. Faça inventários e controle entradas e saídas de produtos. Hoje, existem software de gestão, não só de controle de estoque, que podem  facilitar a sua vida. Lembre-se que um bom relacionamento com os seus fornecedores pode garantir fidelidade na entrega.

Contabilidade Limitada

Agora sim, vamos falar de burocracia. Tem gente que não gosta, mas, em contrapartida, tem gente que nasceu para isso e são extremamente competentes no processo de gestão. A parceria com o profissional de contabilidade, além de garantir a legalidade das ações da empresa, pode fazer você reduzir os custos da farmácia, inclusive com tributações e pode otimizar o seu capital e gerar renda. Não limite a atuação do seu contador. Você pode usufruir de serviços diferenciados, investindo algum tempo em uma consultoria com um profissional de contabilidade. Seja claro em seus objetivos e perspectivas e questione de que maneira ele poderá te auxiliar a cumprir as suas metas.  

Estes são apenas os erros mais comuns. Caso você se tenha se visto cometendo alguns desses erros na gestão de uma farmácia, adote atitudes para que eles não aconteçam mais.

Nós da GP Contabilidade somos especialistas em contabilidade para farmácias. Entendemos que, em virtude da complexidade que envolve o setor, foi preciso aprofundar-se nas peculiaridades do segmento para dar o devido suporte às decisões com o devido zelo pelo patrimônio envolvido no negócio.

Precisando de apoio com a gestão contábil, fiscal e financeira de sua farmácia? Podemos te ajudar!

Entre em contato.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a GP Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Itajaí – SC

Especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @GP-Contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top