skip to Main Content
(47) 3046-3320 (47) 98848-0026    CRC: SC-009972/O-4
Siga-nos nas redes sociais Facebook Facebook Instagram
Empresários De SC Ganham Linha De Financiamento Para Projetos Fotovoltaicos

Empresários de SC ganham linha de financiamento para projetos fotovoltaicos

Quantum e Unicred formam parceria para financiar instalação de sistema solar para geração de energia limpa, sustentável e de baixa manutenção.

Proprietários de empresas do setor varejista, de serviços e de indústrias de Santa Catarina têm um novo incentivo para investir em economia solar fotovoltaica, reduzir gastos com energia elétrica e, ainda, fortalecer sua responsabilidade ambiental, melhorando a imagem da marca diante do mercado e dos consumidores.

A Quantum Engenharia, a Unicred Florianópolis e a Unicred Vale Europeu criaram uma linha de crédito para financiar a compra e a instalação de sistema de energia solar para empresas.

Para financiamentos adquiridos na regional Florianópolis, a taxa é a partir de CDI + 0,15%. Para o Vale Europeu, que abrange Blumenau e região, é de a partir de CDI + 0,30%.E o retorno do investimento é rápido. “O payback, que é o tempo que o valor do investimento leva para retornar na forma de economia na conta de luz, é de seis a sete anos”, destaca Julio Cesar Ferreira da Silva, gerente do Departamento de Energia Solar da Quantum.

Os projetos para geração de energia solar fotovoltaica podem ser instalados em pequenos comércios, como padarias e minimercados, mas também em indústrias. Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a instalação de sistemas solares fotovoltaicos cresceu 161% no Brasil em 2019 se comparado a 2018. Faz parte desta estatística a indústria Pontal Têxtil, de Guabiruba (SC) que, em novembro de 2019, iniciou a operação de um projeto com 648 módulos instalado pela Quantum.

Segundo Virton Luiz Liell, sócio administrador da indústria, em quatro meses de operação, o sistema rendeu economia superior a R$ 50 mil. “A economia média mensal está em R$ 12.900,00”, conta.

“Estou bastante satisfeito com o desempenho do sistema. Inclusive vários clientes já apresentam interesse em instalar em suas empresas”, conta o empresário catarinense.

O aumento da procura tem como base o fato de esse tipo de sistema gerar energia limpa, sustentável e com baixa demanda de manutenção, sendo que as placas fotovoltaicas duram até 25 anos. A energia limpa gerada pelo projeto instalado pela Pontal Têxtil, por exemplo, ao longo desses 25 anos, terá evitado a emissão de 3.700.381 Kg de dióxido de carbono (CO2), que é o principal responsável pelo efeito estufa. Ainda, não há geração de ruído ou resíduos.

Como é calculado o retorno sobre investimentos?

Além da importância ambiental, a geração própria de energia por meio de um sistema fotovoltaico é uma opção que gera economia e aumenta os lucros de uma empresa. O ROI (Return On Investment) é um índice muito importante para os negócios, pois corresponde à relação entre o capital investido em um projeto e o retorno de capital conseguido com ele. Trata-se de um indicativo econômico completo porque considera os investimentos ao longo de uma operação e não somente os valores iniciais.

Utilizando a fórmula ROI (%) = Ganho obtido / Quantia gasta com o investimento x 100%, é possível afirmar que muitas empresas que optam por utilizar a energia solar chegam a ter até 95% de ROI antes dos primeiros 10 anos. Com payback médio de seis anos e a vida útil dos painéis fotovoltaicos em torno de 30 anos, as empresas terão mais 20 anos de energia limpa sem custos e com baixa necessidade de manutenção. Valores esses que são estimados, pois dependem de variáveis como incidência solar e inflação no período.

Maior usina de telhado de SC deve gerar 50% de economia

Blumenau sedia a maior usina solar em telhado de Santa Catarina, adotado pela empresa Blukit, referência em hidráulica e gás. O projeto que está sendo instalado pela Quantum garantirá economia de 50% nos gastos com energia para atividades da empresa. São 2.202 módulos fotovoltaicos, o que fez desse projeto um dos 15 maiores do país em geração própria.

“É notável o movimento crescente das indústrias na implementação de energia limpa com ênfase na energia solar, pois, além da economia, colabora de maneira efetiva com a sustentabilidade”, afirma Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia.

Com a geração de energia limpa, nos próximos 25 anos, Blukit deixará de lançar na atmosfera 14.563.711 kg de CO2, e mais de 370 mil árvores serão poupadas durante esse período.

 

 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a GP Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Itajaí – SC

Especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @GP-Contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top