skip to Main Content
(47) 3046-3320 (47) 98848-0026    CRC: SC-009972/O-4
Siga-nos nas redes sociais Facebook Facebook Instagram
Como Funciona A Contabilidade Para Indústria Automotiva?

Como funciona a contabilidade para indústria automotiva?

O primeiro automóvel chegou ao Brasil em 1891, na cidade de Santos, em São Paulo, vindo de um navio português. Atualmente, a paixão por carros é quase unânime entre os brasileiros. Não por acaso, apesar das dificuldades, a indústria automotiva prevê alta de 11,4% nas vendas em 2019. 00

Quem decide entrar para esse setor, deve compreender a importância de estar em dia com as questões contábeis para fazer a empresa se manter regularizada com os órgãos fiscalizadores. Além disso, a contabilidade é fundamental para que o negócio alcance o sucesso e continue crescendo. 

Vamos entender melhor esse assunto? Leia o texto para compreender o funcionamento da contabilidade para indústria automotiva! 

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Itajaí - SC | GP contabilidade

Entenda o que é contabilidade 

Fazer uma boa contabilidade é um dos fatores que fazem as empresas se destacarem entre a concorrência e ter um crescimento saudável. Contabilidade é a ciência que estuda e realiza métodos para registrar as movimentações financeiras de uma pessoa física ou pessoa jurídica. 

Dessa forma, a contabilidade para indústria automotiva, e para qualquer outro setor empresarial, serve para fazer a gestão financeira, manter as obrigações fiscais em ordem e embasar a tomada de decisões. 

Saiba quais são as funções da contabilidade para indústria automotiva

Agora que já compreendemos do que se trata a contabilidade, vamos falar sobre quais são os pontos e o funcionamento da contabilidade para indústria automotiva. 

Abertura e fechamento empresarial 

Uma das principais atribuições da contabilidade é ajudar os empresários a realizarem a abertura da empresa. Após realizar o plano de negócios e se certificar de que o projeto é viável e lucrativo, é necessário definir qual será o formato empresarial. 

A contabilidade auxilia o empresário a definir a natureza jurídica, o regime tributário, além de auxiliar a organização dos documentos necessários para abrir o negócio. Depois, o profissional também realiza o registro do contrato social na Junta Comercial do estado em questão, e solicita todos os alvarás e registros necessários para que o negócio funcione.

Da mesma forma, caso seja necessário realizar o fechamento da empresa, o contador auxilia esse procedimento e garante que não existem pendências envolvendo a pessoa jurídica em algum órgão.

Organização e análise do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o registro de todas as movimentações financeiras de uma organização. O controle é fundamental para saber se a empresa está faturando de forma satisfatória, identificar possíveis oportunidades de economia, verificar os custos e despesas, entre outras questões. 

A análise do fluxo de caixa influencia diretamente a definição de preços e a realização de investimentos — que são importantes para o desenvolvimento da empresa. Sem essa gestão é impossível verificar os resultados da empresa e crescer de forma sustentável. 

Tomada de decisão 

Como você sabe, a indústria automotiva está em constante busca por inovação para entregar mais modernidade e qualidade aos consumidores. Para conseguir perceber quais são os nichos que merecem atenção e investir neles, é necessário realizar estudos, verificar as estatísticas da empresa e as previsões para o futuro. 

Ao manter a contabilidade em dia, essas decisões são tomadas de forma mais assertiva, se baseando em dados e no conselho de profissionais especializados. Além disso, a redução de custos provadas pelo pagamento correto dos tributos, por exemplo, faz com que a empresa tenha mais recursos disponíveis para investir em seu próprio desenvolvimento. 

Você sabia que o setor automotivo representa cerca de 22% do PIB Industrial? O mercado é extenso, bastante competitivo e também com muitas possibilidades. Para alcançar sucesso na área, é essencial se manter atualizado e investir em uma boa contabilidade para indústria automotiva. 

Quer ajuda para realizar a contabilidade para indústria automotiva da sua empresa? Fale conosco! 

Será um grande prazer poder ajudar! 

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a GP Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Itajaí – SC

Especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @GP-Contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Como funciona a contabilidade para indústria automotiva?
Article Name
Como funciona a contabilidade para indústria automotiva?
Description
O primeiro automóvel chegou ao Brasil em 1891, na cidade de Santos, em São Paulo, vindo de um navio português. Atualmente, a paixão por carros é quase unânime entre os brasileiros. Não por acaso, apesar das dificuldades, a indústria automotiva prevê alta de 11,4% nas vendas em 2019. 00
Author
Publisher Name
GP Contabilidade
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top