skip to Main Content
(47) 3046-3320 (47) 98848-0026    CRC: SC-009972/O-4
Siga-nos nas redes sociais Facebook Facebook Instagram
Administração De Farmácia – Nunca Repita Esses Erros!

Administração de Farmácia – nunca repita esses erros!

Você precisa pensar na administração de Farmácia antes e durante a operação!

A administração de farmácia é determinante para o sucesso do varejo farmacêutico. Dito isso, como anda a administração da sua farmácia?

Patologias, alergias e diversos problemas de saúde fazem com que mais e mais brasileiros procurem ajuda nas farmácias a partir dos medicamentos.

Esse sempre foi e ainda é um dos maiores e melhores mercados existentes para se investir.

É necessário manter a gestão farmacêutica e dos medicamentos com boas operações, do contrário, perder a via do sucesso fica fácil!

Por que afirmamos isso?

Por que se perder com o estoque e ficar no prejuízo é uma situação terrível, e é algo ao qual todas as farmácias estão suscetíveis, quando não existe um controle rigoroso. Por sinal, esse é um sintoma que pode colocar todo o seu empreendimento em risco! Com certeza, não é isso o que você deseja, certo?

A lucratividade da farmácia depende do bom desempenho em vários setores. O poder de vendas conta, o atendimento conta, os cuidados no pós-venda também são importantes, mas a atenção ao seu estoque e a outros detalhes de entradas e saídas se fazem necessários sob quaisquer circunstâncias!

Por isso, preste atenção a alguns detalhes importantes!

Maior controle de entradas

Você sabe quanto dinheiro tem de estoque? Você sabe quantos medicamentos por seção sua farmácia possui?

Um maior controle desses processos facilita a interação entre a demanda de medicamentos da sua região, não deixando faltar, e ainda por cima, te dá maiores condições de saber o que mais sai e o que mais fica retido no estoque.

Estar a par desses dados e conhecimentos te fornece maior controle e poder sobre as demandas e necessidades da sua farmácia, podendo assim atuar de maneira mais qualitativa e proveitosa. Um software sempre ajuda muito, pois na contagem manual ou, ainda no formato mais antigo, a administração de farmácia em Excel pode resultar em erros e problemas.

Portanto, não cometa o erro de não ter controle de entradas.

Vencimentos

Alguns medicamentos possuem validade curta. Por isso, é bom sempre estar atento aos prazos de vencimento, algo que preocupadonos de farmácia. Uma alternativa é negociar a extensão dos prazos de validade no momento da compra e o processo de troca de produtos que não vendidos dentro do prazo de validade, evitando desperdícios e prejuízos no gerenciamento do estoque.

Uma dica excelente é sempre estar atento ao fluxo de vendas – de modo a verificar as maiores saídas de remédios.

Portanto, não cometa o erro de falhar com os vencimentos dos medicamentos.

Inventários

Confira seu estoque semanalmente, dessa forma, qualquer problema será conferido sempre.

Outro detalhe importante e necessário é que, ao realizar um inventário, há como também saber o que mais está vendendo e qual o lucro obtido nessa demanda. Verificar isso na parte de perfumaria, medicamentos, cosméticos e higiene pessoal faz com que se possa investir melhor nas áreas de maiores saídas e também otimizar as vendas daquilo que talvez não esteja tão visível.

Portanto, não cometa o erro de se acomodar em não fazer os inventários.

Responsabilidades com os colaboradores na administração de farmácia

Férias, décimo terceiro salário, horas extras! São muitas as responsabilidades trabalhistas na administração de farmácia, e é preciso estar atento aos mínimos detalhes, evitando, assim, problemas judiciais com os colaboradores, não é verdade?

Por isso, tenha sempre uma boa contabilidade especializada em farmácias para que, dessa maneira, você possa estar dentro da Lei e das regras e, assim, não ser prejudicado em nada!

Portanto, não cometa o erro de falhar com a legislação e as regras trabalhistas.

Controle de caixa e controle das finanças

Como vai o seu controle de caixa? As despesas da empresa e as suas pessoais estão bem separadas ou, de repente, você está misturando tudo e o que sobra é sempre o saldo vermelho e você fica tentando tapar o sol com a peneira?

Planejamento tributário, divisão financeira, além de outras necessidades contábeis são requeridas sempre!

Um contador especializado em administração de farmácia pode te ajudar em muitos sentidos. Desde análise de fornecedores, pagamentos, custos, até lucratividade, descontos, promoções e análise tributária.

Só assim, com esse apoio e acompanhamento é possível se destacar no mercado, desenvolver um bom relacionamento com fornecedores e clientes e pagar menos tributos no seu ramo de atuação!

Quer saber mais? Fale com a GP Contabilidade!

Nos siga em nosso Facebook: @gpcontabilidade

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a GP Contabilidade?

Somos uma Contabilidade em Itajaí – SC

Especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @GP-Contabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top